Em primeiro lugar, salada Caprese, pelo nome você já logo pensa: “deve ser complicado fazer isso”. E se eu te falar que não é? Tomate, mussarela de búfala, manjericão, pimenta, sal, e muito azeite, e pronto! Salada Caprese. Simples e muito deliciosa.
A Salada Caprese é um prato muito conhecido pelo mundo inteiro. Além disso, é muito saudável e foi reinventada por diversos chefs e é super facinho para você fazer em casa para a sua família. Mas você sabe quem foi a pessoa que teve a brilhante ideia de combinar esses ingredientes para fazer essa delicia gastronômica? Sabe onde foi criada?
ORIGEM DA SALADA CAPRESE
Em segundo lugar, a Salada Caprese é originária da Ilha de Capri, que fica no Golfo de Nápolis, Itália. A Ilha de Capri produz todos os ingredientes que compõem a Salada Caprese e depois que você experimenta a original, nunca mais encontrará outra igual.
Além disso, existem 3 histórias sobre a invenção da Salada Caprese. A primeira é que a salada sempre foi feita na ilha, e que em um determinado dia, essa salada foi servida ao rei do Egito, Farouk. Esse rei não conhecia o prato e deu o nome de Caprese. E desde então o prato ficou popular.
A segunda história conta que um construtor de Capri criou a salada por gostar muito de comida que tem as cores da Itália.
E a terceira história e a única que tem registro na história é que em 1924, essa salada era parte de um menu de um hotel localizado em Capri, assinado por um chefe de cozinha muito famoso na época.
É provável que essa salada já era de consumo dos habitantes da ilha antes de compor o menu do hotel. Mas o fato de um menu ser assinado por um chef de cozinha de um hotel de nome, acabou dando toda a visibilidade da salada.
A verdade é que a Salada Caprese é muito boa independente da sua origem.
RECEITA DA SALADA CAPRESE
Ingredientes
Para a salada:
- 1 kg de mussarela de búfala;
- 5 tomates;
- 6 folhas de manjericão lavadas;
- azeite de oliva a gosto;
- sal a gosto;
- molho pesto a gosto.
Para o pesto:
- 2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco;
- 2 dentes de alho;
- 3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas;
- 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado;
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva;
- pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo
Para a salada:
- Em primeiro lugar, numa tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5 cm. Logo depois, transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Então, reserve.
- Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Logo depois, transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.
- Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Logo depois, entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e então, sirva a seguir.
- Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama.
- Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.
Para o Pesto:
- Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara.
- Logo depois, lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
- Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Logo depois, comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e então, conserve num vidro esterilizado.
CONCLUSÃO
A Salada Caprese possui algumas variações, mas essa é a receita mais próxima da receita de origem italiana. Possui um sabor marcante e que fará com que você seja transportado para a Itália sem precisar sair de casa.
Portanto, espero que você tenha gostado desse artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos.