Quantas vezes nos sentimos desmotivados em fazer o bem e não sermos reconhecidos? Porém, a Palavra de Deus em Gálatas 6:9 nos incentiva:
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”
A Epístola de Paulo aos Gálatas foi escrita para chamar o Povo de Deus a nunca desanimar em praticar a caridade, mesmo e inclusive, quando não recebemos nenhum retorno.
Se pesquisarmos a palavra caridade no dicionário vamos perceber que se trata de um “ato pelo qual se beneficia o próximo”, mesmo que isso signifique não ter retorno nesse ato para si próprio.
Mas sabemos que quem pratica a caridade está, na verdade, praticando amor a si próprio.
Aprender sobre Caridade
A caridade que devemos ter com o próximo tem o mesmo significado de promover a compaixão e praticar a empatia para com as pessoas em nossa volta. Essas habilidades de puro amor são necessárias para o crescimento espiritual e pessoal de qualquer pessoa.
Com essa reflexão sentimos a necessidade de praticar a caridade em todas as situações de nossas vidas sem esperar nenhum retorno, pois o bem sempre volta para quem o pratica.
A verdade é que, quando praticamos caridade com o próximo estamos praticando o bem a nós mesmos. Então, para que esperar retorno de algo que nos faz bem? Trata-se da ação de causa e efeito.
Deus, em sua infinita misericórdia, sabendo de nossas fraquezas de desânimo, usou o apóstolo Paulo para escrever esse versículo que nos incentiva sempre continuar praticando a caridade e sem desânimo, persistindo sempre no amor. Para o bem dos que nos rodeiam e, mais ainda, para o nosso próprio bem.
A Virtude da Caridade
As virtudes são as práticas habitual e firme de fazer o bem. A caridade é a virtude de praticar o amor a Deus, a nós mesmos e ao próximo.
Veja, praticar a caridade é sim um ato de puro amor, pois a caridade é um sentimento altruísta de ajudar a alguém sem espera qualquer recompensa.
O versículo escrito por Paulo nos diz que colheremos o bem que fazemos ao próximo se não desanimarmos. É dever de todo cristão acreditar sempre.
O ato de praticar caridade é o Ágape. É virtude de fazer o bem, mesmo quando nos sentimos cansados, pois sabemos que é o certo a fazer e podemos confiar no retorno de nossos atos bondosos.
Devemos ter a compreensão de que, sem a caridade, não há salvação. E se a pessoas da qual praticamos a caridade não der nenhum retorno, perdoe-o!
A vitória vem de Deus!
O nosso dever como cristão é sempre praticar a caridade. Nossa fé em Deus será recompensada nos momentos certos, devemos apenas prestar atenção aos acontecimentos de nossas vidas e desfrutar da satisfação de praticar o bem e a obediência ao Senhor.
Não podemos deixar que o desânimo nos tire a esperança de recompensas divinas da qual sempre conquistamos ao praticarmos a caridade. Sejamos caridosos sempre!