receita-de-macaron

Quem nunca ouvir falar em macarons? Os docinhos franceses invadiram festas de casamento, aniversário, bodas e todas as sofisticadas comemorações. Tudo isso, por ser muito saboroso, delicado e lindo! Eles ajudam a decorar as cerimônias com muito charme. Por isso, trouxemos a receita de macaron, que com muito capricho vão surpreender os convidados nas festinhas particulares em casa também. Vem ver!

Macarons: Os biscoitos de amêndoa recheados

Muita gente já viu e até experimentou o docinho por aí, mas o que pouca gente sabe é que a receita de macaron já existe há quase 500 anos. Ela surgiu na Itália e foi levada para a França junto com a rainha Catarina de Médice, quando ela se mudou no século XVI. A receita era mantida em sigilo pela corte, até que freiras carmelitas descobriram os segredos e passaram a reproduzir os biscoitos, que ainda não eram recheados.

receita-de-macaron-colorido

A receita de macaron que a gente conhece

Depois de muito tempo, em 1862, Pierre Desfontaines criou a Ladurée, famosa pâtisserie especialista em macarons. Ele teve a brilhante ideia de unir dois biscoitos com recheio de creme de baunilha. Mas somente na década de 20, Pierre Hermè deu as cores e sabores que conhecemos para a receita de macaron.

receita-de-macaron-laduree

Vamos aprender a fazer esses biscoitos maravilhosos?

Ingredientes

  • 130g de clara de ovo (mais ou menos 4 claras de ovos grandes)
  • 210g de açúcar de confeiteiro
  • 150g de farinha de amêndoas
  • ½ colher de café de corante em pó (ou 20 gotas de corante líquido)
  • Papel manteiga
  • Saco de confeiteiro

Mão na massa! – Modo de preparo

1)     Observe que a clara é medida em grama, isso é importante para dar a consistência ideal para a massa. Depois bata as claras em neve até que elas fiquem presas no recipiente. Faça o teste: vire a tigela, se escorrer, continue batendo.

2)     Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro. A mistura deve apresentar pó bem fininho. Você pode peneirar para ajudar.

3)     Divida a mistura de farinha de amêndoas e açúcar em duas partes. Esse é um dos segredos da receita de macaron. Junte a primera parte às claras em neve e misture delicadamente.

4)     Quando perceber que a massa está uniforme, mas sem perder o efeito airado da clara em neve, misture a segunda parte da mesma maneira: muito delicadamente.

Dica: A espátula deve ir do centro para a borda enquanto você gira o recipiente.

5)     Coloque a massa no saco plástico de confeiteiro e forre a assadeira com o papel manteiga.

6)     Faça círculos com a massa de maneira que eles fiquem completamente fechados.

receita-de-macaron-massa-crua

7)     Pré-aqueça o forno entre 130°C e 150°C, afinal isso varia de forno para forno.

8)     Os macarons não devem ultrapassar 15 minutos no forno! E o outro segredo é que a porta deve ficar entreaberta, para eliminar a umidade dos biscoitos.

9)     Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Agora é só aplicar o recheio e unir duas partes.

Outras dicas para fazer macarons

Os ingredientes são simples, né? O que faz da receita de macaron algo muito elaborado, é o jeitinho francês que não brinca em cozinha, HEHEHE. Mas seguindo o passo a passo e as dicas vai dar tudo certo. Para o recheio, a dica é o ganache: chocolate com creme de leite. Mas também dá pra usar geleia, ganache branco (com frutas ou não) e até o próprio creme de baunilha, que fica para uma próxima receita.

Gostou? Compartilha essa receita com os amigos, Morô?

Imagens: iguaria, casandoembh, pixelatedcrumb, vivaosmacarons, paris4vip.