receita-de-bolinho-de-chuva

Deve existir alguma explicação para sentir aquela fominha específica de coisas gostas quando faz frio e, principalmente, quando chove. Essa vontade de saciar o paladar já inspirou inúmeras receitas, doces caseiros e até improvisos na cozinha, daqueles que você junta o que tem na geladeira e monta algo realmente delicioso. Mas ainda não inventaram nada mais gostoso que a massa macia, levemente aerada e super fofinha da receita de bolinho de chuva. Então, trouxemos dicas e o passo a passo para deitar e rolar em dias chuvosos!

Bolinho de chuva vai bem com tudo!

Só de pensar em bolinho de chuva já imagino o a fumacinha do café quentinho ou um chazinho de abacaxi, com cheirinho doce quase pronto no fogão. Também dá pra pensar nos acompanhamentos: requeijão, queijos, pão com margarina e outros quitutes no maior estilo casa de vó. A receita de bolinhos de chuva vai bem com tudo! Inclusive em qualquer horário, no meio da tarde, no café da manhã, no lanchinho da noite... E é tão fácil de fazer, que vale a pena aprender.

receita-de-bolinho-de-chuva-com-goiabada

História do bolinho de chuva

Sabe-se muito pouco sobre a data em que resolveram juntar ingredientes simples para fazer bolinhos tão saborosos. Mas há uma explicação para o nome super simpático: no século passado, quando ninguém se entretinha com videogame, TV, computador e smartphone, a diversão era sair de casa nem que fosse para observar os pássaros na pracinha. Mas quando chovia, não dava pra sair, então alguém resolveu batizar os bolinhos que deixam os dias de chuva mais feliz com o singular “bolinho de chuva”.

Enfim, vamos para a receita de bolinho de chuva?

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de leite (mais ou menos)
  • ½ colher (sopa) de fermento

Muito simples, né?

receita-de-bolinho-de-chuva-tradicional

Passo a passo para receita de bolinho de chuva

1)      Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, ovos, pitada de sal e o leite até que o resultado seja uma massa leve.

Dica: a consistência deve ser mais mole do que a massa de bolo, por exemplo, mas também não deve ser líquida.

2)      Coloque o óleo para esquentar.

Dica 2: coloque um palito de fósforo dentro do óleo, quando ele ascender está pronto para fritar os bolinhos.

3)      Só agora misture o fermento na massa para garantir a eficiência e textura fofinha da massa.

4)      Separe a massa com a ajuda de uma colher. Basta deixar a massa deslizar para o óleo quente, o formato do bolinho se dá automaticamente. Moleza!

receita-de-bolinho-de-chuva-com-banana

Sabores e recheios de bolinho de chuva

A receita de bolinho de chuva tradicional você já sabe como fazer, mas você pode incrementar, adicionar recheios e trocar o sabor.

  • Bolinho de chuva doce: no lugar da pitada de sal, adicione 2 colheres (sopa) de açúcar. Depois de fritos, polvilhe açúcar e canela sobre eles.
  • Bolinho de chuva com banana: use 2 colhes colheres de açúcar na massa. Corte as bananas em rodelas e mistura na massa, depois é só deslizar cada uma para o óleo quente.
  • Bolinho de chuva com goiabada: siga os mesmos passas do bolinho com banana, mas corte a goiabada em cubinhos para misturar na massa.

Delícia né? Se aproveitar os próximos dias chuvosos com essa receita muito fácil, conta pra gente, Morô?

Imagens: polinaepolina, estiloobr, mdemulher.