organizacao-de-casamento

Por trás da casa arrumadinha, equipada com tudo o que a gente precisa e decorada com o nosso jeitinho, existe uma preparação gigante para o dia tão esperado pelos casais: o casamento. E como a gente adora ajudar, esse post vai ser sobre a organização de casamento. Um verdadeiro passo a passo para ter esse dia especial como sempre sonhou. Vamos lá?

Esquema fácil para a organização de casamento

Já reparou como a gente tem mania de tornar as coisas complicadas? Pois é, a organização de casamento é muito temida pelas noivas e noivos, mas a gente pode simplificar tudo em apenas seis grandes etapas, se começarmos a planejar com no mínimo um ano de antecedência. Assim, teremos mais ou menos dois meses para cada uma.

organizacao-de-casamento-enfim

1ª Etapa: Orçamento do casório

Sim, o orçamento é a primeira decisão do casamento. Porque ter uma festa do tamanho do nosso bolso é bem melhor do que casar e ainda ter dividas. Normalmente, as famílias ajudam financeiramente na organização de casamento. Por isso, nessa etapa precisa ficar muito claro quem fica responsável por cada investimento, além de fechar um valor total para ter tudo do jeitinho que você imagina.

2ª Etapa: Estilo de casamento

Agora sim podemos começar a dar forma para o grande dia. Na segunda etapa, decidimos o estilo de casamento, que pode ser rústico, romântico, clássico, minimalista e até temático. Pense nas cores que você gosta, busque inspirações na internet, filmes, revistas e todos os lugares possíveis. Também decida qual será o formato da cerimônia, vai ser religioso ou somente civil? Porque isso influencia no orçamento e também no espaço escolhido.

organizacao-de-casamento-estilo

3ª Etapa: Cerimonialista

Cerimonialista: a pessoa mais importante da organização de casamento. É ela quem estará ao seu lado decidindo os detalhes, aconselhando, ajudando a definir os melhores fornecedores e cuidando para que tudo seja perfeito. Portanto, é indispensável ter um, mesmo que no início não pareça. A dica é, se você acha que dá conta do recado, peça ao cerimonialista para cuidar apenas do grande dia, então ele só começa com na semana do casamento.

4ª Etapa: Lista de convidados

O número de convidados é outro fator determinante para a organização de casamento. Para deixar todos os convidados confortáveis é necessário ter espaço adequado, além de comida, bebida e lembrancinhas em quantidades ideais. Não deixe ninguém especial de fora e lembre-se de que a lista pode mudar até a finalização do evento, então só feche a lista de convidados quando enviar encomendar os convites.

organizacao-de-casamento-convites

5ª Etapa: Data e Local

Mesmo em cidades grandes, onde há muitas opções de espaços para casamento, é importante marcar a data e definir o local com antecedência. Assim você garante a festa no lugar que você preferir. Com as igrejas funciona praticamente igual, a maioria das noivas costuma ter preferência pelas padroeiras ou decoração do altar.

6ª Fique de olho nas tendências

Para decorar, animar a festa, acolher os convidados e fazer esse dia inesquecível, nada mais legal que as tendências para casamento. E para saber qual delas tem a ver com você, fique de olho em revistas de casamento, sites, portais, blogs, fanpages e muitos outros meios que são recheados das novidades para as noivas.

organizacao-de-casamento-tendencias

Gostou das dicas? Depois conta pra gente como foi a festa do seu casamento, tá?