dicas-para-organizar-cozinha

A cozinha pode ser considerada o lugar mais importante da casa. E não é só porque de lá saem todas as delícias, mas por ser um imã para a organização da casa toda e do bem-estar da família. Quando ela está arrumadinha, tudo fica mais fácil: cozinhar, guardar novos alimentos, limpar e manter o dia a dia em ordem. Por isso, separamos 8 dicas para organizar a cozinha de maneira simples e eficaz. Vamos lá?

Cozinha organizada com truques fáceis

Uma ideia bacana para começar a organização da cozinha, é repensar todos os móveis. Então, abra todas as portas e tire tudo do lugar. Observe quais os grupos de utensílios que você utiliza com frequência e em qual parte dos armários eles ficarão melhor instalados. Depois é só partir para as dicas para organizar cozinha.

dicas-para-organizar-cozinha-rapido

Pertinho do fogão

Para quem cozinha, ter tudo logo à mão é essencial. Por isso, todos os temperos e elementos fundamentais para cozinhar devem estar pertinho do fogão. Assim como as panelas, que podem ser guardas empilhadas da maior para a menor e economizar espaço. Deixe as tampas ao lado, também organizadas da maior para a menor.

dicas-para-organizar-cozinha-temperos

O jeito certo de guardar os copos

Duas dicas para organizar cozinha quando o quesito é copo/taças:

  • A geladeira é ótima referência para guardar os copos, afinal, você pode alcançar as bebidas sem ter que dar muitas voltas pelo ambiente.
  • Prefira deixar os copos guardados em fileiras, nunca empilhados. Você pode evitar que os vidros quebrem ou rachem, já que eles pegam pressão dentro um do outro.

dicas-para-organizar-cozinha-tacas

Não acumule objetos!

Mesmo que more muita gente na mesma casa, o acumulo é desnecessário. Tenha apenas o necessário, a cozinha fica clean, organizada com facilidade e sobra espaço para guardar alimentos e aparelhos como sanduicheira, liquidificador, batedeira, etc. A dica é eliminar os utensílios que não estão em bom estado e doar os que usa pouco.

dicas-para-organizar-cozinha-acumulo

Separe as louças por categorias

Quando tirar tudo dos armários, aproveite para separar as louças por categorias: pratos, travessas, potes, assadeiras, bowls, jogos de sobremesa e tudo mais. Depois é só guardar as categorias sempre juntas, deixando o que você usa com frequência ao alcance das mãos. Objetos que são usados apenas em datas especiais podem ficar no armário mais alto ou na parte trás.

dicas-para-organizar-cozinha-categorias

Alimentos longe da pia

Prefira guardar os alimentos nos armários superiores ou que fiquem separados e longe da pia. Afinal, a umidade pode danificar os mantimentos mesmo quando guardados em potes. Uma das dicas para organizar cozinha e conservar os móveis é cobrir as prateleiras dos armários com plásticos adesivos, eles garantem que a umidade não atinge diretamente a madeira.

dicas-para-organizar-cozinha-alimentos

Pendurar ou agrupar

No lugar de ocupar uma gaveta inteira com conchas, pegadores, espátulas e outros utensílios maiores, que tal pendurar tudo? Assim, dá para além de economizar espaço, deixar tudo próximo do fogão prontinho para pegar. Outra ideia legal é usar uma lata grande para agrupar esses objetos, o que ajuda a decorar a bancada.

dicas-para-organizar-cozinha-pendurar

Dica para guardar os potes

Para deixar os potes organizados, guarde-os sempre empilhados dentro um do outro. Separe um cesto para as tampas e deixe-as enfileiradas da maior para a menor assim como a ordem dos potes.

dicas-para-organizar-cozinha-potes

Use e abuse das prateleiras

Se faltar espaço nos armários, pode apostar em prateleiras. Elas vão ajudar na organização da cozinha e fazer papel importante para a decoração. Além de utensílios de cozinha, você pode ter objetos de decoração como quadros, relógios e flores.

dicas-para-organizar-cozinha-prateleiras

#partiu organizar a cozinha, Morô?

Imagem: casa.abril