como-usar-panela-de-pressao

Você com certeza já ouviu alguém dizer que tem medo de panela de pressão? Apesar de estarmos no século XXI, esse medo é aceitável, se levarmos em consideração os danos que o mau uso pode causar. Mas não há nenhuma chance de ter erros se você souber como usar panela de pressão obedecendo há algumas regrinhas básicas e respeitando esse aparelho simples e tão mágico que salva a nossa vida em muitas horas na cozinha. Confira as dicas!

Na cozinha: Como usar panela de pressão

Engana-se quem pensa que a função da panela de pressão é cozinhar o feijão. Que para quem não sabe, demorava muitas horas para ficar pronto antes dessa magnifica invenção. A panela de pressão é utilizada para preparar pratos refinados, para preservar o sabor dos alimentos e temperos, descongelar, fazer sopas e sobremesas. Transformar leite condensado em doce de leite.

E porque ela é muito mais rápida?

Para entender de maneira didática porque a panela de pressão cozinha muito mais rápido, é necessário esclarecer duas coisinhas:

• O ponto de ebulição da água equivale 100 graus centígrados
• As moléculas do vapor, que não consegue escapar da panela, são pressionadas e, por isso, aumentam a temperatura da água

Logo, se água está mais quente, os alimentos cozinham mais rapidamente. A água dentro da panela de pressão pode atingir até 120 graus centígrados.

como-usar-panela-de-pressao-valvula

Como funciona a panela de pressão?

O que esse tipo de panela faz é, basicamente, impedir que a água evapore. E é a sua estrutura física que permite esse fenômeno. A panela de pressão é composta por:

• Trava de segurança
• Borracha de vedação
• Válvula de segurança
• Válvula com pino

A trava de segurança em conjunto com a borracha de vedação, são as responsáveis por aprisionar o vapor que levam à pressão. A borra fica entre a tampa e borda da panela, enquanto a trava impede que a panela se abra. Válvula com pino, elimina a quantidade desnecessária de vapor dosando para que a pressão seja constante. Já a válvula de segurança é rompida automaticamente para evitar explosão em casos extremos.

como-usar-panela-de-pressao-funcionamento

CURIOSIDADE: A válvula com pino é a causadora do chiado da panela. E o chiado é quem provoca o medo, por ser instável e eliminar o vapor com certa força.

Como usar panela de pressão sem neuras

A gente sabe que isso é muito chato, mas é melhor prevenir do que remediar, já dizia a minha avó. Então, a melhor forma de saber como usar panela de pressão é lendo o manual do aparelho. Depois disso, fique sempre de olho nesses quesitos.

1. 1/3 da panela deve estar vazio para que haja pressão de vapores.
2. Antes de acionar o fogo, tenha certeza de que a tampa está bem posicionada.
3. O fogo deve permanecer alto até atingir pressão, depois abaixe.
4. Depois de desligar o fogo, espere a panela esfriar completamente para abri-la.
5. Se quiser poupar tempo, coloque as laterais da panela embaixo da torneira, mas é bom aguardar uns minutinhos.
6. Para ter certeza de que toda pressão foi eliminada, toque no pino e observe se ele faz algum barulho, se não fizer, já pode abrir.
7. Só compre panelas de pressão com o selo do Inmetro.
8. Se o pino não chiar ou parar antes de desligar o fogo, a panela não está funcionando corretamente.
9. Lave muito bem todas as partes, inclusive a borracha e o pino, evitando entupimento.
10. Troque a borracha sempre que ela estiver secar, pois ela pode rachar e assim não há pressão.
11. Panelas não são para sempre. E o mesmo acontece com a de pressão. Com o tempo ela se desgasta e é preciso substituí-la.

Viu? Agora não tem porque ter receios. Vamos cozinhar muito feijão, carnes, grãos e deixar as refeições do lar muito mais saborosas.

Imagens: quimica.seed.pr.gov, conections, nogueirense.