Para fazer comida boa, não é preciso muitas panelas. Apesar da grande quantidade de produtos encontrados, que chamam atenção por diferentes funcionalidades, formatos e o design cada vez mais atrativo, bastam três ou quatro variedades na cozinha. Segundo especialistas, além da funcionalidade, é preciso atento a tamanhos e materiais para fazer uma boa compra. Por exemplo, você sabia que panelas finas perdem calor muito rápido? Para um cozimento em água isso não faz muita diferença, mas para chapeado e outras técnicas que precisam de muito calor, as panelas e frigideiras grossas são as ideais.

Abaixo, confira quais panelas não podem faltar na sua cozinha segundo Rubia Iubel, professora de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e Kaio Vinicius Trevisan, instrutor do curso de Cozinheiro do Senac-PR.

Panela média

Fotos: Letícia Akemi


Usada para a cocção de volumes maiores, as peças de 4 litros são um curinga da cozinha, podendo ser utilizada na maioria dos preparos. Panelas muito pequenas podem fazer o alimento queimar nas laterais, e as muito grandes podem deixar a preparação muito seca e com pouco molho. As médias são ideais. Procure escolher aquelas que tenham cabo firme e bordas e fundos mais grossos, tudo para evitar acidentes. Peças com revestimento antiaderente (como a da foto) permitem cozinhar sem acrescentar muita gordura e evitam que o alimento grude.

Frigideira

Uma frigideira grossa e com, aproximadamente, 23 cm de diâmetro, é a companheira certa para diferentes preparos: carnes, peixe, ovos, legumes. É possível optar entre as antiaderentes, de cerâmica ou de inox. Na hora da compra, se você optar pela segunda, prefira as que têm fundo triplo – elas evitam que o alimento queime. As antiaderentes são fáceis de limpar. Na foto, a panela é de cerâmica com chapa antiaderente. Para não danificar o produto não é indicado usar uma temperatura superior a 250° C.

Pequenas porções

Com cabo e mais baixinhas (2 litros ou menos), são boas para a preparação de molhos porque evitam que a água evapore muito rápido. Os especialistas indicam comprar peças mais grossas, como as de inox (foto), podendo ser esmaltadas ou com antiaderente. Se você usa o microondas para fazer cozimento é possível pensar numa panela de vidro, mas elas são mais frágeis e queimam facilmente se não for usado óleo suficiente.

Caçarola

Redonda, funda e com duas alças nas laterais, é indicada para guisados, ensopados e cozidos. Se bem cuidadas, podem durar a vida toda. É ideal para receitas com alimentos em pedaços pequenos, ou peças inteiras de carne que necessitem de longas horas de cocção. Costumam segurar bem o calor por um longo tempo e podem ir do fogão à mesa.

 

Clique aqui para acessar a matéria no site da Bom Gourmet.