Em primeiro lugar, você sabe como fazer arroz integral da forma correta? Muitas pessoas dizem que não gosta desse arroz por ele ser duro, por exemplo. Mas, se você souber fazer ele da forma correta, ele fica muito saboroso.
O arroz integral é muito bom para a saúde, mas por termos o hábito de consumir o arroz branco, que é diferente ao ser preparado, o arroz integral acabou ganhando fama de não ser gostoso e ser difícil e demorado para fazer.
BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL PARA A SAÚDE
Não estou aqui querendo te convencer de não comer arroz branco, pois cada um tem seu sabor e vantagens de saber na culinária. Mas, saiba que o arroz integral trás muito mais benefícios para a sua saúde do que o arroz branco, e é uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Confira, por exemplo, alguns benefícios do desse arroz para a sua saúde:
- Protege o coração – O selênio diminui o risco de obstrução das artérias por gordura, fato que faz o arroz integral atuar na prevenção da pressão alta.
- Além disso, ajuda a evitar o câncer – O manganês e o selênio são nutrientes antioxidantes. Esta característica limpa o organismo de substâncias que envelhecem o organismo. Consumir esse tipo de arroz, reduz a incidência de câncer de cólon.
- Fortalece o sistema nervoso – O magnésio, o manganês e as vitaminas do complexo B são importantíssimas. Estes nutrientes melhoram a saúde dos nervos cerebrais, impedindo contrações desnecessárias.
- Do mesmo modo, auxilia no combate à insônia – Dorme mal? Mais um motivo para comer desse arroz! O grão é uma forma natural de obter o hormônio melatonina, responsável por relaxar os nervos e regular o sono.
Outros benefícios:
- Faz o intestino funcionar melhor – Por ser rico em fibras insolúveis, o arroz integral é ótimo para o intestino. Isso explica-se por elas manterem o órgão hidratado, o que aumenta o volume das fezes e facilita a expulsão.
- Pode reduzir casos de asma – aliar fibras e peixes reduz a probabilidade de asma na infância.
- Além disso, fortalece ossos e músculos – O arroz integral é importante para a saúde dos ossos. O magnésio facilita a absorção de cálcio e, por isso, evita doenças como osteoporose e artrite.
- Ajuda a emagrecer – O arroz integral emagrece! Isso porque as fibras são digeridas mais lentamente. Essa “lerdeza” faz o organismo demorar a sentir fome. Outra explicação é o manganês presente nesse arroz. O nutriente auxilia na quebra de gordura.
É estimado que no processo de polimento do arroz para que ele fique mais branco, tenha uma perda de 75% de nutrientes. Não precisa excluir definitivamente o arroz branco da sua vida, mas você pode variar alguns dia da semana entre o arroz integral e o branco.
COMO FAZER ARROZ INTEGRAL
Dica 1: Não refogue o arroz integral
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca. Agora você pensou: “Ah, então é por isso?”.
Dica 2: O arroz por último
Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água com temperos (ervas e sal) e o o arroz só entra depois.
Dica 3: Deixar o arroz de molho
E por último e não menos importante, deixar o arroz integral de molho. Essa deveria ser a primeira dica, mas como exigia uma explicação maior, deixei por último. Deixar o arroz integral de molho é muito importante. Deixe de molho entre 6 a 8 horas antes de preparar. Mas, se você esquecer, qualquer horinha é melhor do que nada valendo.
A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.
Deixar de olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”.
RECEITAS DE ARROZ INTEGRAL
Arroz integral na panela de pressão
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz integral;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Alho;
- Cebola;
- Sal a gosto;
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, refogue o alho e a cebola na panela de pressão. Em segundo lugar, coloque o arroz integral lavado e escorrido na panela. Logo após, adicione o sal e a água.
Em seguida, tampe a panela e quando apitar, abaixe o fogo e marque 10 minutos.
Então, apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Arroz integral com legumes
Ingredientes:
- 4 xícaras de chá de arroz integral;
- 1 peito de frango sem pele, sem osso cortado em cubos;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
- 2 colheres de sopa de cebola;
- 2 xícaras de brócolis;
- 1 cenoura média em rodelas;
- 1 xícara de vagem em rodelas;
- 1 lata de milho em conserva sem água;
- 100 gramas de cogumelos paris frescos;
- 1 colher de sopa de salsinha ou salsa picada;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de preparo:
Refogue a cebola com azeite por 1 minuto. Em seguida, adicione o milho, a vagem, o brócolis, a cenoura e o cogumelo e refogue até ficarem macios.
Logo após, tempere o frango apenas com o sal. Aqueça a manteiga a temperatura entre 170º a 190ºC e refogue o frango até ficar dourado e macio. Acrescente o frango, os legumes e o arroz integral.
Então, coloque a salsinha ou salsa apenas quando servir.
Por isso, se esse artigo foi útil para você, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.